top of page

Projeções - Sombras Refletidas

Dentro de cada um de nós reside partes de nós que alternam entre o visível e o oculto. A luz revela nossas virtudes, nossas qualidades que orgulhosamente exibimos ao mundo. Por outro lado, a sombra, envolta em mistério e escuridão, guarda os aspectos menos explorados de nossa essência, aquilo que muitas vezes preferimos esconder, até mesmo de nós mesmos.



É fácil cair na armadilha de associar a luz apenas com o que é bom e a sombra apenas com o que é ruim. No entanto, essa dicotomia nem sempre é precisa. Dentro das sombras residem não apenas nossos medos e defeitos, mas também nossos talentos ocultos, esperando pacientemente para serem descobertos.


O que define algo como bom ou ruim é muitas vezes uma questão de perspectiva. A raiva, por exemplo, pode ser vista como uma emoção destrutiva, mas também pode ser um catalisador poderoso para a mudança e o crescimento pessoal, impulsionando-nos para fora de nossa zona de conforto.


No entanto, talvez o aspecto mais intrigante das sombras seja sua tendência a se projetar nos outros e nas situações ao nosso redor. Quando nos vemos irritados ou incomodados por alguém ou algo, é como se estivéssemos vendo um reflexo distorcido de nós mesmos. Assim como, quando admiramos alguém podem ser qualidades que não reconhecemos em nós.

Imagine alguém que constantemente se critica, nunca se sentindo bom o suficiente. Essa pessoa provavelmente será especialmente sensível a críticas externas, pois sua própria autocrítica já preenche o espaço. No entanto, ao começar a se amar e aceitar suas próprias falhas como parte do processo de crescimento, as críticas externas perderão seu poder de feri-la.


Essa ideia sugere que a busca pela integridade e pelo crescimento pessoal envolve aceitar e integrar esses aspectos opostos de nossa natureza, reconhecendo que ambos fazem parte de quem somos como seres humanos.


Convido você a explorar as profundezas de seu ser, a desvendar os mistérios que residem nas sombras. Ao fazer isso, poderá aprender a abraçar todas as partes de si mesmo, encontrando paz e integridade em sua jornada.

14 visualizações0 comentário
bottom of page